Imar Fundo Branco removebg

Número do crachá

0917876-1/0002

Departamento do docente responsável

Departamento de Ciências do Mar (DCMar)

Frequência mínima obrigatória

Carga Horária TOTAL

45 horas (3 créditos)

FICHA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Áreas Disciplinares abrangidas

Microbiologia ambiental, oceanografia biológica, biologia molecular, ecologia

Objetivos Gerais

A microbiologia marinha é uma área da ciência que avança a passos largos. Descobertas importantes e novas ferramentas surgem a cada ano e é necessário manter-se atualizado para desenvolver pesquisas relevantes. Nesse contexto a disciplina visa introduzir assuntos relevantes dos últimos anos, buscando entender as mudanças conceituais e metodológicas que permearam cada um. Conceitos básicos em microbiologia marinha também serão revisitados.

(Máx.500 caracteres)

Revisar tópicos relevantes da microbiologia marinha; Entender como a evolução das ferramentas metodológicas tem implicações diretas no conhecimento sobre microbiologia marinha; Entender como a ampla diversidade metabólica microbiana tem implicações para ciclos biogeoquímicos; Compreender a diferença da vida na escala microscópica e quais suas implicações; Entender a diferença entre vida planctônica e associada a superfícies; Compreender a formação de biofilmes e o estabelecimento de simbioses (mutualismos e patogênese); Compreender a predação viral, seus efeitos e suas consequências; Compreender a predação por protistas, seus efeitos e consequências.

Conteúdo programático

Introdução à microbiologia marinha;

Métodos para estudo da diversidade microbiana;

Metabolismo microbiano e ciclos biogeoquímicos;

Vida na escala microbiana;

Biofilmes e simbioses;

Predação e transdução por vírus, loop viral;

Predação por eucariotos e teia trófica microbiana;

Seminários e relatórios;

Básica

Artigos científicos clássicos e recentes

1. MADIGAN, M.T.; MARTINKO, J.M.; DUNLAP, P.V.; CLARK, D.P. Microbiologia de Brock. 12ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2010. 1160 p.

Complementar

1. KIRCHMAN, D.L. Microbial Ecology of the Oceans. 2a. Ed. Wiley, 2008. 620p.
  2. KIRCHMAN, D.L. Processes in microbial ecology. 1st ed. Oxford University Press, 2012. 328p.